Universidade Federal do Paraná
CONSULTA ABERTA ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UFPR
VISÃO GERAL DO PROJETO DE EXTENSAO

Atividade:
PROJETO DE EXTENSAO

Cod. de extensão:
000051/2019

Título:
LIMITADaMENTE? Por uma expansão aqui e agora.

Vigência:
01/03/2019 à 16/12/2022

Coordenador:

Vice-Coordenador:

Unidade sede:
DNUT - Departamento de Nutrição (nutricao@ufpr.br)

Objetivo geral:
Construir espaços dinâmicos e dialógicos que promovam saúde, tomada de consciência e resgate do ser, para um viver e um comer conscientes.

Público alvo:
Comunidade acadêmica (corpo docente, discente e técnico) e pessoas da comunidade do entorno dos Campi.

Local de realização:
A base, onde ocorrerão reuniões para planejamento, execução e avaliação do projeto será o Departamento de Nutrição, localizado no Campus Jardim Botânico – Saúde. As ações do projeto serão realizadas no âmbito da Universidade Federal do Paraná, envolvendo os Campi localizados em Curitiba, de forma itinerante, fazendo uso, inclusive, de espaços públicos, tais como o Jardim Botânico, Praças, Parques.

Resumo:
O projeto nasceu da necessidade de acolher participantes de um projeto de extensão intitulado: Resgatando saberes e práticas: aproximação necessária entre produção e consumo de alimentos, cujas demandas circulavam em torno da temática das relações humanas, em especial, das exclusões sociais a que parte dos sujeitos é submetida, por conta de distorções provocadas pelo modelo de sociedade vigente, que se distancia do desenvolvimento humano, de valores ontológicos, dos princípios de solidariedade e construção social. Diante deste cenário, o presente projeto se pauta em práticas integrativas e formativas que consideram o sujeito em sua dimensão global, respeitando sua singularidade nos processos de saúde, adoecimento (agravamentos) e cuidado. Estas práticas têm como intuito a promoção do resgate do ser para um viver e comer consciente, por meio do autoconhecimento. Autoconhecer-se implica em um processo de introspecção para identificação das necessidades individuais, e também coletivas, de modo a empoderar cada pessoa a, na assunção como sujeitos, recuperar a dignidade humana, os valores ontológicos, o potencial criativo, o protagonismo frente aos desafios do cotidiano, superando a visão “limitada” que se é imposta, por conta do modelo de sociedade “líquida” a que as pessoas estão inseridas. Reflexionar estas questões, possibilita um olhar crítico e ampliado, permitindo o acolhimento do ser, a partir da auto-empatia, compassividade consigo, amorosidade, encontro com o eu, visando o autocuidado. Esse movimento além de possibilitar um olhar para o seu universo interior, também possibilita um olhar para fora, no sentido de acolher o outro sujeito da relação, em sua singularidade e enquanto sujeito coletivo. Com o intuito de subsidiar estas questões, o projeto tem por objetivo, construir espaços dinâmicos e dialógicos que promovam saúde, tomada de consciência e resgate do ser, para um viver e um comer conscientes e, será desenvolvido em quatro momentos, visando a identificação das necessidades das pessoas partícipes, a construção de estratégias conjuntas, a execução de ações voltadas à superação dos desafios propostos e avaliação permanente das ações (práxis) para redirecionamento das práticas e alcance dos objetivos do projeto, individuais e coletivos. Por estar amparado nos princípios e diretrizes da Política Nacional de Extensão, bem como, na epistemologia freireana, o “que fazer” da extensão universitária, neste projeto, é visto como uma ação crítica e transformadora, a partir da assunção das pessoas participantes como sujeito da sua própria história, da construção de conhecimento, cidadãs, empoderadas e transformadoras de si e da própria realidade em que estão inseridas.

Informações complementares:

Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: (41) 3360-5000