Universidade Federal do Paraná
CONSULTA ABERTA ÀS ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA UFPR
VISÃO GERAL DO PROJETO DE EXTENSAO

Atividade:
PROJETO DE EXTENSAO

Cod. de extensão:
000048/2019

Título:
Línguas em diálogo

Vigência:
01/05/2019 à 30/04/2023

Coordenador:

Vice-Coordenador:

Unidade sede:
DEPAC - Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas ()

Objetivo geral:
Sensibilizar o público-alvo para a diversidade linguística e o multilinguismo estimulando a aprendizagem de línguas e culturas diversas com base em um trabalho contínuo visando um aprimoramento na formação docente de estudantes universitários, sobretudo da Área de Letras, articulando ensino, pesquisa e extensão.

Público alvo:
O público é formado por dois grupos: 1) pessoas interessadas em aprender línguas estrangeiras cuja oferta em Curitiba e região é restrita ou mesmo inexistente; 2) alunos e professores de escolas, principalmente públicas, aos quais serão dirigidas ações com o objetivo de sensibilizar para diversidade linguística e multilinguismo.

Local de realização:
Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná e escolas que manifestarem interesse em receber as atividades previstas no projeto.

Resumo:
O presente projeto de extensão tem por objetivos principais sensibilizar a comunidade interna e externa no que concerne à diversidade linguística e ao multilinguismo e oferecer cursos de línguas estrangeiras pouco presentes em instituições de ensino, propiciando assim o acesso, por parte de pessoas interessadas, ao contato com essas línguas e suas respectivas culturas. Os referidos cursos de línguas, que serão ministrados por estudantes ou por docentes, estão também voltados à formação docente, a qual se dará não apenas pela experiência adquirida ao se ministrarem os cursos, mas também no trabalho contínuo de acompanhamento e orientação por parte de professores colaboradores, formadores de professores. Ações em escolas de ensino fundamental e médio, principalmente públicas, a serem concebidas a partir do diálogo e da cooperação com diretores, pedagogos e professores são um outro vetor do projeto. Todo o trabalho a ser desenvolvido no âmbito do projeto se fundamenta na prática metodológica da pesquisa-ação tal qual a concebe Tripp (2005, p. 447), ou seja, “pesquisa-ação é uma forma de investigação-ação que utiliza técnicas de pesquisa consagradas para informar a ação que se decide tomar para melhorar a prática, e eu acrescentaria que as técnicas de pesquisa devem atender aos critérios comuns a outros tipos de pesquisa acadêmica (isto é, enfrentar a revisão pelos pares quanto a procedimentos, significância, originalidade, validade, etc.)”. Na medida em que a perspectiva metodológica de Tripp prevê que as técnicas da pesquisa-ação devem atender aos critérios comuns a outros tipos de pesquisa acadêmica, o presente projeto de extensão tem como um de seus intuitos também a produção, apresentação e publicação de trabalhos acadêmicos nos espaços destinados à área de ensino e aprendizado de línguas, linguística, estudos culturais, didática e outras áreas correlatas.

Informações complementares:
Informações: secretaria do CELUN/UFPR, (041) 3363-3354.

Universidade Federal do Paraná
Rua XV de Novembro, 1299 | CEP 80.060-000 | Centro | Curitiba | PR | Brasil | Fone: (41) 3360-5000